Logotipo da Pentagonix

Viagem à São Thomé das Letras - MG

Fotos e texto por Jonas Marinho

Data de publicação: 04/10/2022

Datas da viagem: 09/07/2022 e 10/07/2022

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 1

Descrita pelos versos do cantor Ventania, habitante local que canta a canção Cogumelo Azul, na qual conta sobre suas viagens, nos sentidos literal e metafórico, São Thomé das Letras é o que se pode chamar de lugar psicodélico. A cidade está entre as montanhas de Minas Gerais, fundada sobre formações geológicas de pedras São Thomé, que emprestam o nome ao município e também é o material com o qual são construídos muitos de seus edifícios.

Dentre as muitas viagens que a cidade proporciona, temos atrações como a Gruta de São Thomé, uma pequena caverna ao lado da praça principal, onde segunda a lenda, foi encontrada uma imagem de São Thomé, junto com uma carta, por isso São Thomé das Letras. É possível escalá-la para se ter uma vista privilegiada das casas locais e arredores.

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 2

Há também a Igreja de Pedra, construída com pedras São Thomé, é muito charmosa e possui um aspecto antigo, um ótimo cenário para fotos.

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 3

Quando noite cai, São Thomé se torna ainda mais mística, graças aos diversos bares que fazem sua iluminação com lâmpadas e refletores de luz negra, entre eles um encravado na Gruta de São Thomé, dando uma áurea de mistério e preparando o cenário para o avistamento de OVNIs, que de acordo com as lendas, são comuns na cidade.

Com o cenário preparado, entram em cena as lojinhas de produtos místicos, também repletas de luz negra, vendem os mais variados itens de artesanato, ligados principalmente às lendas locais, estilo 'good vibes' e bebidas. Assim como os vendedores ambulantes, a maioria de estilo hippie, comercializando diferentes tipos de cigarros e doces 'good vibes'.

Pirâmide

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 4

Para consumir os produtos adquiridos com os comerciantes, relaxar, assistir ao pôr-do-sol e, quem sabe, avistar OVNIs, a Pirâmide é o ponto de encontro, lá uma verdadeira multidão se reúne no fim da tarde para ver o sol se pondo, ouve-se o som dos aplausos logo após o dia se encerrar e a noite começar.

Aqueles que estão mais dispostos ficam por ali mesmo e assistem ao nascer do sol, no dia seguinte. O enfrentamento do frio da noite é recompensado com a vista do céu noturno e a tranquilidade de se passar a noite sob as estrelas, o amanhecer também é muito belo, com o sol surgindo entre as montanhas distantes no horizonte.

Parque Antônio Rosa

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 5

No mesmo parque onde está a Pirâmide, o Parque Antônio Rosa, também estão localizadas outras atrações de São Thomé das Letras: a Pedra da Bruxa e o Mirante. A Pedra da Bruxa recebe esse porque olhando-a de lado, seus contornos lembram a silhueta de uma bruxa. Já o Mirante, é uma plataforma que permite apreciar a vista dos morros do sul mineiro, a partir de uma posição privilegiada. Para ter um ponto de vista ainda melhor, é comum os visitantes escalarem as pedras, para apreciar sem limites tudo o que está abaixo.

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 6

O caminho entre as três atrações pode facilmente ser realizando a pé, caminhando sobre as rochas que compõem o solo, que devido às características da formação geológica, possuem aspecto de camadas sobrepostas, cobertas por arbustos e vegetação rasteira, típica do Cerrado.

Ladeira do Amendoim

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 7

Mais um dos pontos notáveis de São Thomé, a Ladeira do Amendoim intriga os visitantes que não conseguem entender o fenômeno que acontece ali: se você acelerar seu carro até certo ponto, então deixá-lo em neutro e não freia-lo, o carro simplesmente volta para trás, mesmo sem haver ali uma inclinação, em um efeito parecido ao de um elástico. Se você correr de costas até a placa e voltar imediatamente, também de costas, vai sentir uma leve força te puxando para trás.

Existem diferentes hipóteses para explicar o curioso fenômeno, como os campos magnéticos presentes no local serem a causa ou a explicação de a sensação de ser uma superfície plana ser causada por uma ilusão de ótica, quando na verdade há uma inclinação. Contudo, até o momento nenhuma hipótese foi comprovada, seguindo o mistério.

Letreiro de São Thomé das Letras

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 8

Logo na entrada (ou saída) da cidade, está o letreiro de São Thomé das Letras. Além das palavras que nomeiam o local, a partir de lá também é possível se ter uma bela vista dos vales e morros no horizonte, servindo como um mirante, que costuma ser bastante frequentado por turistas para realizarem seus registros fotográficos.

Cachoeiras

Viagem à São Thomé das Letras - MG, foto 9

Por fim, São Thomé também é conhecida pelas diversas cachoeiras que estão localizadas em seus arredores, algumas são acessíveis apenas por trilhas, enquanto outras contam com infraestruturas como lanchonetes, lojas de souvenires e banheiros. É bem comum encontrar pedras empilhadas pelos visitantes, geralmente retiradas do leito dos riachos que formam as cachoeiras, onde esse tipo de pedra é bem numeroso.